Como funciona um site One Page para microempresas

Para quem está iniciando uma “eu empresa”, ou seja, um pequeno negócio, explico em um vídeo sobre como começar com marketing digital em uma microempresa (LINK) que não é preciso grande desperdício de energia nem de custos para criar um site. Tudo começa pela escolha do domínio (https://registro.br), que é o nome como sua empresa quer ser conhecida comercialmente. No meu caso, o meu domínio é www.renataelmor.com.br.

Depois disso, fica a dúvida: que tipo de site eu devo criar? A minha recomendação é começar pelo básico, fácil e rápido de ir ao ar. Nada de criar complexidade nesse momento. Você precisa começar a rodar a sua empresa o mais rápido possível para que ela retorne em faturamento, concorda?

Então os sites one page são os ideais. Eles são chamados assim porque todo o conteúdo, tudo que sua empresa faz e oferece está na home. Basta o cliente fazer a rolagem da página e estará tudo ali. Com exceção de um blog para sustentação da sua estratégia de SEO, que será o único link interno que leva para a matéria em si.

É como o site da minha consultoria de gestão e marketing digital. Ali estão todas as informações que o cliente precisa saber para analisar o meu serviço. Para o meu tipo de negócio, avaliei ser necessário o campo de depoimentos, a descrição dos serviços e o meu blog.

Além disso, os sites one page têm algumas vantagens:

Carregamento
Quando o cliente digita seu site, é essencial que este abra rápido. Caso contrário, ele não vai ranquear bem no Google e também vai fazer o possível prospect desistir sem antes nem ter te conhecido. O tempo de carregamento de sites one page é fantástico.

Navegação objetiva
O site one page facilita a vida do cliente. Ele não precisa se perder em vários links no topo da página. Afinal, é só uma página e tudo que ele precisa saber sobre você e seu negócio estará ali. Simples e rápido, como deve ser essa solução. Afinal, se antes a primeira impressão era o contato presencial, hoje é o seu site o cartão de visitas da sua empresa.

Conteúdo estratégico
Nos sites one page, não há muito espaço para descrições poéticas sobre seu negócio. Eu recomendo criatividade na medida certa, ou seja, quanto mais objetivo, melhor. Ao formular o conteúdo, você deve responder uma pergunta simples: “Que problemas o seu produto ou serviço soluciona ao seu cliente?” Você mesmo pode criar o conteúdo ou contratar redatores, geralmente jornalistas ou publicitários, para essa tarefa. Explore imagens e complemente a informação com conteúdo. E um formulário de contato simpático sempre é bem-vindo.

Design e programação

Um site one page não significa que ele seja amador ou pouco atrativo visualmente. Ele requer o mesmo cuidado se fosse um site com vários links. O que diferencia um do outro é a quantidade de informações. Supondo que você seja uma “eu empresa”, não deve haver necessidade de início de ter um site complexo. Por isso, todo cuidado com a programação do one page com plugins que promova leitura adequada para o Google é essencial. Um site responsivo, ou seja, que se adapte a vários formatos, como ser acessado via mobile, é obrigatório. O Google já está punindo quem não tem site responsivo. Além disso, um layout criativo eu recomendo deixar a cargo de quem mais entende, que são os designers gráficos. Por mais boa vontade que a gente tenha, nada se compara a uma boa primeira impressão.

Espero que eu tenha conseguido esclarecer um pouco mais sobre como funciona o site one page para você e seu negócio. Bons negócios e a gente se vê!