Como escrever um artigo para web

O que mais atrai as pessoas quando estão face a face? São as histórias que temos para contar, as novidades, os últimos acontecimentos, ou seja, selecionamos na nossa mente o que iria interessar ao nosso interlocutor. O tipo de conversa que mantemos com um superior é bem diferente da que temos com os colegas ou com os familiares, concorda?

Escrever um texto é como iniciar uma conversa. Por isso, é importante saber quem é o seu interlocutor, isto é, para quem você vai contar sua história? É mulher ou homem? Tem quantos anos? Estudante ou tem pós-graduação? É uma pessoa descolada ou clássica? Tem piercing no umbigo e se veste com top ou é mais do tipo que se veste combinando sapato e bolsa? É um executivo de sucesso já no topo ou um analista buscando ascensão? Quais são seus gostos, suas preferências? Anda de bike ou no seu Land Rover?

Sabe as respostas a essas perguntas? É o que chamamos em marketing digital de personas, um assunto que por si só já dá um outro artigo. Mas o que isso tem a ver com o meu texto? Tudo. É só imaginando quem é o seu interlocutor que fica mais fácil a missão que, para você, pode ser árdua, de escrever um texto. Digamos que seu interlocutor, ou público-alvo, ou persona, seja uma mulher, uns 40 anos, clássica, que curte a família e os pets. Tem rotina, mas seu sonho mesmo é viver aventuras nos fins de semana, de preferência levando o marido para esses passeios pelo campo ou montanha.

Com base nessa persona, suponha que sua empresa seja uma agência de viagens voltada para a aventura. Por onde você começaria um texto para atrair essa persona? Uma estrutura de texto precisa ter começo, meio e fim. Para isso, há em publicidade um termo bastante conhecido chamado AIDA
A = Atenção
I = Interesse
D = Desejo
A = Ação

Você pode começar o texto gerando atenção ou interesse pelo assunto.

Ex.:
Já pensou se a vida for rotina de segunda a segunda? (Atenção)
Aproveite o final de semana para viver novas experiências (Interesse)
A empresa XPTO proporciona viagens curtas, seguras, com guias credenciados e toda experiência de um fim de semana na montanha. É a possibilidade que você tem para unir aventura com toda segurança para você voltar para sua família em segurança (Desejo)

Conheça nossas rotas com vagas limitadas a 15 pessoas (Escassez, outra característica)

Reserve sua vaga agora mesmo pelo email xpto@xpto.com.br (Ação ou, como dizemos em marketing digital, CTA - Call to Action)

Outra forma de você estruturar um artigo é separá-lo em três partes:
Apresentação - aqui, como o nome diz, você apresenta o tema chamando a atenção para o tema, apresentando estatísticas, buscando o interesse do leitor relatando algum problema para o qual você tem a solução.
Persuasão - é a parte do texto onde você convence o seu interlocutor de que você tem a melhor solução, seja serviço ou produto. Elenque os diferenciais, as suas vantagens, enfim, o seu diferencial.
Call to action - em um artigo, nem sempre ele precisa estar presente para não ficar com um tom muito comercial. Pode ser algo sutil ou apenas deixar seu contato. Mas há casos em que um call to action não faz sentido, porque o conteúdo é de utilidade pública, é um ensinamento. Tenha sensibilidade quando há ou não a necessidade do CTA.

Para quem já está escrevendo seus artigos regularmente, de 1 a 2 por semana, é importante passar para outro estágio: escrever utilizando palavras-chave para ranquear melhor no Google. Não sabe qual a palavra-chave do seu negócio? Acesse o Google Trends e comece a descobrir.


Depois, o título deve ter até 70 caracteres e de preferência a palavra-chave precisa estar presente. E o texto tem que ser, necessariamente, autoral, sem CTRL C + CTRL V ok. O Google pune quem duplica conteúdo.