Quer matar sua startup? Deixe de planejar e mensurar seus resultados

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve". A frase célebre é de Lewis Carrol, no livro Alice no País das Maravilhas. Se para a Alice não funcionou, tampouco no mundo dos negócios. Planejar é acreditar, enquanto mensurar é comprovar.

Modismos à parte, o que é uma startup para você? Para mim, trata-se de uma pequena empresa em fase inicial de desenvolvimento - e ponto final. O que eu noto em muitos casos é que a denominação startup parece desobrigar alguns empreendedores de planejar seus negócios. Alegam não ter tempo de planejar, ou acreditam que essa etapa essencial prejudica o potencial de rápido crescimento, burocratizando  a empresa, entre outras justificativas.

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”, frase célebre de Lewis Carrol no livro Alice no País das Maravilhas. E, se para a Alice não funcionou, tampouco no mundo dos negócios. Uma startup precisa, sim, planejar, nem que seja um planejamento de curto prazo, digamos, dois meses. Já está valendo para prever onde estará daqui a dois meses e avaliar o que deu certo e o que é preciso ser revisto.

Muitos empreendimentos são ótimos celeiros de ideias, mas sem implementação, conclusão e mensuração, continuarão a ser ótimas ideias no papel ou no imaginário de seus criadores.

Sem isso, sinto muito, não se consegue ter um direcionamento, um foco. E por falar nisso, muitos empreendimentos são ótimos celeiros de ideias, mas sem implementação, conclusão e mensuração, continuarão a ser ótimas ideias no papel ou no imaginário dos criadores. Além disso, tem muita empresa boa por aí criando derivações das empresas originais, desviando foco, matando o negócio principal, dispendendo energia e, principalmente, recursos financeiros.

Faça planejamentos de curto prazo e mensure seus resultados

Para quem torce o nariz para o planejamento, eu digo que é possível tocar um negócio promissor com planejamentos de curto prazo, sempre mensurando resultados.

Provavelmente você já ouviu que quem não mensura resultados não está fazendo marketing. E isso é realidade. De nada adianta o esforço para alavancar a venda de produtos e serviços se a mensuração não é prioridade.

Essa análise é fundamental para avaliar o sucesso de uma ação do planejamento, e é um processo tão criativo quanto a escolha da mídia e da seleção da persona.  O que costumo presenciar são empresários ansiosos que abortam uma ação planejada nos primeiros dias, achando que ela não deu certo, mesmo sem visualizar a mensuração dos resultados. Por exemplo, se em dois meses o resultado não apareceu , aí sim, podemos iniciar readequações, mas é preciso tempo para as ações previstas no planejamento amadurecerem.

Não precisa de atropelo, mas, sim, foco no core business

A startup  não pode ser um barco que é lançado ao mar ao sabor dos ventos. Segundo a revista PEGN, entre os 20 perigos que podem acabar com uma startup, um deles é fazer um marketing fraco.Em 14% dos casos, a falta de um marketing bem feito é determinante para o fracasso. A pesquisa ainda aponta que os empreendedores acreditam que um bom produto basta e vai fazer sucesso sozinho. Mas é comum que ele esteja sendo destinado ao público errado ou em canais errados.

Outro fator determinante para o insucesso, segunda a PEGN, é a perda de foco, responsável por 13% das falências

Planejar é acreditar. Mensurar é comprovar

No fundo, deixar de planejar e de mensurar nos leva a uma outra reflexão: planejamento é engessar, é criar normativas. Será? Ou planejar leva o empreendedor a pensar na startup  no longo prazo? E aí podem surgir questões como:

  • Minha startup vai  durar quanto tempo?
  • Terei sucesso nessa empreitada?

Resumindo: é preciso que as startups construam seus planejamentos de forma que se tornem capazes de prever problemas, custos e faturamento para então construir um negócio viável e escalonável. O mais importante é estar disposto a fazer alterações, reconhecendo os erros e aprendendo com eles. Esse mindset planejamento + mensuração de resultados deve existir ao longo da vida da startup.

Por fim, a busca pela excelência na gestão empresarial deve ser a meta do empreendedor para alcançar o sucesso. Só assim será possível competir no mercado. Planejar é acreditar. Mensurar é comprovar.

Se você se identificou com algumas questões desse artigo, entre em contato comigo. Vamos conversar.

Artigo publicado originalmente em Linkedin Pulse.