Descubra 5 dicas para ter resultados com marketing digital

Empresa que executa ações de marketing digital sem planejamento e mensuração está como um navio à deriva, causando exaustão aos tripulantes sem chegar ao seu destino. 

Um dos maiores desafios das pequenas e médias empresas é ter uma visão estratégica, que, em termos muito simplistas, é um exercício de planejamento para o futuro. É ter um norte, saber exatamente onde você quer chegar como empresário. Com base nessa visão, as metas serão o caminho para chegar lá, as âncoras para você atingir seu resultado final.

O contrário disso é um navio à deriva que só vai causar exaustão aos tripulantes e não chegará ao seu destino. Essa é a metáfora de alguns empresários ao fazer sem planejar e sem mensurar.

É comum o gestor dar várias tarefas aos seus comandados. Porém, o plano de ação só funciona com planejamento, que precisa ser mensurável no final e um dos caminhos para isso é definir as metas para o seu negócio. É terminar determinada ação tendo a resposta à seguinte questão: “Que resultados obtive com a ação que realizamos”.

Se o empresário não está obtendo o resultado com as campanhas de marketing digital, muito provavelmente a raiz do problema seja a falta de planejamento e mensuração.

Existe o Marketing Digital que gera fumaça e faz barulho e o Marketing Digital que gera resultados, ou seja, o Marketing que tem seus esforços convertidos em vendas e receitas.

Nesse sentido, presencio que uma das questões mais interessantes que o marketing digital trouxe ao mercado e se diferencia do marketing tradicional é o fato de que tudo é mensurável. Lembro que era comum, no marketing convencional, os profissionais tomarem ações sem saber se aquilo daria mesmo retorno à empresa.

Fazíamos anúncio em revistas impressas e não havia meios de mensurar quantas pessoas aquele anúncio impactou a não ser o Índice Verificador de Circulação (IVC). É uma estratégia para abarcar grandes massas, sem distinção das preferências ou se aquela pessoa tem interesse pelo seu produto ou serviço. Costumo comparar o marketing tradicional a um tiro de canhão, enquanto o marketing digital é um míssil alvo dirigido, com muito mais precisão.

Confira por que o planejamento antecede o plano de ação em marketing digital e descubra 5 dicas para ter, de fato, resultados com marketing digital:

1. Qual seu objetivo

Para iniciar uma campanha em marketing digital, é preciso primeiro definir qual o objetivo a ser atingido. Faça a seguinte pergunta: onde queremos chegar ao realizar essa campanha? Ou melhor: o que queremos que nosso cliente faça ao ser impactado com nossa campanha? Essas questões dão pistas para o empresário definir o seu norte e não sair fazendo sem saber o que ele quer atingir ao final da campanha..

2. Quem é o seu público?

Por mais óbvio que pareça, ainda existem gestores que não sabem definir ao certo quem são seus clientes em potencial. Isso porque ainda resiste em nossa mente o jeito tradicional de fazer marketing. Costumávamos delinear o público-alvo de maneira muito ampla, enquanto agora temos a opção de delinear não apenas os dados demográficos, mas ir mais fundo nos interesses e gostos dos clientes. Uma ferramenta interessante para delimitar nosso público é construir nossa buyer persona, um cliente imaginário que age e tem preferências aderentes à sua marca.

3. Quais são seus indicadores?

O marketing digital comprova que é possível mensurar toda campanha e saber quantos clientes você está ganhando com determinado anúncio. Ensina ao empresário que tudo precisa ser planejado, porque não se faz nada no digital sem definir as metas e definir os indicadores (KPIs) para verificação nos relatórios de mensuração.

4. Acompanhamento fino

Eu denomino acompanhamento fino a aferição diária de determinada campanha, do desempenho das campanhas A/B, da adesão do público, dos cliques no site, na conversão final. Ao contrário do marketing tradicional, quando não tínhamos como rever o outdoor ou publicar outra peça durante o período contratado baseado no desempenho (qual desempenho?), no marketing digital temos diversas informações à nossa disposição.

Conseguimos visualizar, por meio de gráficos e relatórios, se aquilo que foi planejado está se revertendo em resultado. E, se não está indo bem, é possível melhorar a ação, acertar a rota ou até encerrá-la. A partir daí, tirar lições e rodar um PDCA para que a próxima campanha seja bem-sucedida.

PDCA: significa Plan, Do, Check, Action (Planejar, Fazer, Verificar e Agir). Esse método tem a função de garantir que a empresa organize seus processos, não importando a sua natureza.

5. Resultados

Depois de alguns meses de planejamento seguido de execução, é gratificante verificar que o empresário consegue visualizar os resultados de algo bem delineado desde o início. A justificativa de que não há tempo para planejar praticamente anula qualquer chance de obter resultados com o marketing digital. E ninguém mais pode ficar brincando de se enganar e se dar ao luxo de não planejar. Afinal, recursos destinados ao marketing digital precisam ter o máximo de assertividade. O que presencio, na maioria das vezes, porém, é o não planejamento, é o fazer pelo fazer, é a apresentação de métricas sem correlação com resultados.

Por isso, se o empresário não está obtendo o resultado com as campanhas de marketing digital, clientes não estão sendo atraídos com os anúncios em veiculação muito provavelmente a raiz do problema seja a falta de planejamento e mensuração.

Só assim a empresa vai conseguir avançar e crescer.

Artigo Publicado originalmente em Linkedin Pulse.