Defina metas para seu negócio e fature alto

Metas bem traçadas têm a capacidade de tirar seus sonhos do imaginário e tornar tangível a chegada ao sucesso. É uma jornada composta de pequenos objetivos conquistadas que, no todo, farão você alcançar a meta principal.

Trabalhar com metas dentro da empresa é um assunto delicado. Muitas vezes os colaboradores se sentem pressionados demais, outras tantas vezes desmotivados e as metas em si deixam de exercer o seu papel de guiar o rumo da empresa.

Definir e perseguir objetivos distantes requer uma série de cuidados, tanto na preparação do ambiente corporativo, para assimilar a cultura de metas, quanto no treinamento das pessoas para que elas compreendam a importância dessa cultura para a empresa.

“O segredo do sucesso é a consistência da persistência” – Harry Banks

Essa frase cai como uma luva para o que vamos tratar aqui. Isso porque todos os empreendedores com os quais converso e presto consultoria têm sonhos e desejos. É isso que os fez, em primeiro momento, querer empreender. No entanto, se o dono do negócio fica apenas no sonho, ele literalmente se mantém no imaginário. Você não quer isso para o seu empreendimento, concorda?

Por esse motivo é que as metas são essenciais, porque você tira o desejo do mundo dos sonhos e o tangibiliza.

Os desafios de se trabalhar com metas

Definir uma meta a ser perseguida é apenas o começo do trabalho e dos obstáculos que precisam ser ultrapassados:

1) Como se manter focado ao objetivo?

2) Como não se entediar em busca das metas?

3) Como motivar sua equipe de trabalho mesmo com os objetivos tão distantes?

Dia após dia, no ambiente empresarial, você vai ouvir pessoas dizendo coisas como: “Eu começo o trabalho tão motivado, mas não consigo manter o estímulo por um longo período de tempo”. Perceba que o problema nasce da dificuldade da própria pessoa em lidar com metas; tanto que mesmo em situações fora do trabalho (talvez uma dieta ou estudos), o problema também se mostra presente.

As metas mais eficazes cumprem uma jornada

As metas mais eficazes são aquelas que são programadas a curto, médio e longo prazos. Vou dar um exemplo: não adianta ter uma meta de que hoje ganho R$ 2 mil e quero ganhar R$ 30 mil. Como o empreendedor faz para chegar aos 30? Antes, eu tenho que atingir os 7, 12 e depois os 30. Esse caminho precisa estar registrado nas minhas metas.

Qualquer semelhança com o Experimento Marshmallow não é mera coincidência, porque demonstra que, quanto maior a capacidade de postergar nossa satisfação, mais sucesso teremos. Vale a pena não?

Por isso, cada degrau para atingir a meta principal precisa ter um prazo definido. Segue um exemplo:

Curto prazo -  2 meses

Médio prazo – 6 meses a 1 ano

Longo prazo – 2 anos ou mais

Quando planejo uma meta, como vou fazer esse caminho até lá?

Vencendo a procrastinação

O trabalho com metas necessita de orientação, acompanhamento e liderança dentro da empresa. Habilidades essenciais para a equipe combater o principal inimigo do trabalho focado em objetivos: a procrastinação dentro da empresa.

Ao pensar no trabalho com metas em um projeto, muitos colaboradores acabam por se distrair e não conseguem manter o foco nas ações mais importantes. Por vezes acabam se dedicando a outras tarefas, a outros projetos e depois retornam ao trabalho. Esse processo desgastante faz o funcionário parar e começar tantas vezes que o trabalho nunca faz muito progresso de verdade.

Para que a empresa saiba lidar com a procrastinação, é importante ter em mente que, para interromper o ato de procrastinar, é preciso manter hábitos que afastem a procrastinação. Essa lição é fundamental para que o trabalho com metas dentro de sua empresa funcione.

Crie hábitos saudáveis dentro da empresa

O que difere os atletas de alto nível dos atletas amadores? Talento, sorte, genética? Talvez um pouco de cada um, mas com certeza a grande diferença é a capacidade em lidar com o tédio do treinamento diário e fazer os mesmos exercícios repetidas vezes, até conseguir alcançar seus objetivos. Segundo Paulo Vieira, autor do bestseller O Poder da Ação, “ a vontade de treinar precisa ser tão grande ou maior do que a de vencer”.

Compreender esse fundamento leva a pensar de maneira diferente sobre a implantação de metas dentro da empresa e o que fazer para se alcançar tais objetivos.

O segredo é o hábito. Trabalhar com metas não é fácil para ninguém, mas ao mesmo tempo, é a única forma de fazer os melhores resultados acontecerem.

“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.” - Peter Drucker

Alcançando as metas traçadas

O fator determinante para o sucesso com metas é não se permitir desviar do caminho. É essa habilidade, de se manter firme, que vai separar os melhores profissionais de todos os outros.

Como empreendedor, colaborador, líder, todos adoram trabalhar quando os clientes estão próximos e as coisas estão funcionando da melhor maneira possível. Obter resultados é uma maneira de impulsioná-lo para a frente. Mas trabalhar com metas envolve muito mais.

O que acontece geralmente é que os empreendedores vão inserindo outras metas antes do objetivo principal e então o caminho a ser seguido fica nebuloso. Isso significa que o empreendedor acaba se afastando da meta principal, saindo do foco.

Outra questão que noto muito nas minhas consultorias é que o empresário tende a estabelecer uma meta muito ambiciosa tornado-a quase inatingível. No livro “A arte de formar líderes: como transformar colaboradores em empreendedores”, de John Maxwell, tem uma dica infalível: use o mesmo princípio dos treinadores, começando com barreiras pequenas, metas facilmente atingíveis, e progrida a partir daí.

Dicas para manter o foco e cumprir metas

  • 1. Agenda e check mark

Faça uma agenda listando todas as suas metas e faça um check mark em todas as que você conseguiu realizar. Isso possibilita a visualização dos desejos e sonhos que você materializou com ações em várias esferas da sua vida.

  • 2. Metas no papel

Colocar as metas no papel faz com que as pessoas sejam mais responsáveis e comprometidas com o resultado por elas. Estudo realizado por alunos formandos da Universidade de Yale demonstrou que a pequena porcentagem dos alunos que colocaram as metas no papel realizou mais do que todos os outros formandos juntos.

Ferramenta

Uma ferramenta importante para a criação das metas é o SMART, uma abreviação de 5 pontos-chave. São eles:

S (Specific): Especificidade

Uma meta deve ser específica naquilo que quer. Se o objetivo é aumentar vendas, o gestor deve ser prático e objetivo para definir que quer aumentar as vendas em 20, 30 ou 40% em um período de 10 meses, por exemplo. O importante é ser extremamente direto.

M (Mensurable): Mensurável

O que nos mostra que é necessário determinar um indicador tangível e com possibilidade de mensuração. Este indicador irá contribuir para a organização atingir a meta traçada. No caso do aumento nas vendas, o principal indicador seria o valor do faturamento durante os 10 meses em cima dos produtos e serviços.

A (Attainable): Alcançável

Desejar obter resultados incríveis é o que todos querem, mas o gestor deve ter em mente que as metas devem estar em uma realidade possível. Vale lembrar que uma meta em vendas, por exemplo, leva tempo e dedicação. Alcançar uma evolução de 100% em cinco meses pode ser complicado para as equipes e também para a empresa. Portanto, verifique se as metas traçadas são realmente alcançáveis. Caso não sejam, veja quais metas podem ser estabelecidas seguindo o critério das metas SMART.

R (Relevant): Relevante

Permite entender que as metas precisam ser relevantes para a organização. Não é interessante criar metas que não façam sentido para as equipes e que não vão gerar resultados positivos dentro da empresa.

T (Time-related): Temporal

Toda meta precisa determinar um tempo para que ela seja cumprida. Estabelecer uma meta sem um prazo não faz sentido, além de que a mesma não será levada a sério da forma que deveria ser levada. Por esse motivo, sempre que definir uma meta, estabeleça um prazo. Um prazo que pode ser cumprido e que faça sentido para os envolvidos

Confira um exemplo da aplicabilidade das metas SMART nas organizações empresariais

Ao analisar sobre o que de fato é uma meta SMART, é possível compreender como ela deve ser tratada dentro de uma empresa. As metas SMART exigem que a organização trace metas com especificidade, relevância, prazos e ferramentas para mensurar tudo que será produzido até que essa meta seja alcançada. Com isso, percebemos que metas SMART seguem basicamente os modelos a seguir:

1 – Abrir 2 filiais da loja de multimarcas. A primeira será em São Paulo até outubro de 2019 e a segunda será no Rio de Janeiro até março de 2020.

2 – Contratar 30 novos colaboradores para a equipe de vendas até o mês de fevereiro de 2020.

3 – Aumentar 30% das vendas no setor de roupas femininas da loja de departamentos até janeiro de 2019

Esses são alguns modelos de metas SMART. Nota-se que são metas específicas, que são claramente alcançáveis, com um prazo previamente estabelecido e que possuem congruência para a empresa. Ao utilizar as metas SMART, será possível traçar metas que além de serem alcançáveis, trarão grandes benefícios e resultados satisfatórios para a organização empresarial.

Cultura de metas dentro da empresa

Para instaurar uma cultura de metas dentro de sua empresa, é preciso comunicação, organização e oferecer treinamento para o time. E do lado dos colaboradores, é preciso que ocorra a aceitação e compreensão sobre o assunto além da execução dos processos estipulados.

Para que a empresa execute o seu trabalho da melhor maneira possível é preciso aprender a se apaixonar pelo processo. Construir uma identidade em torno da rotina de realização das atividades e não focar apenas no objetivo final.

Artigo publicado originalmente em Linkedin Pulse.