Saiba por que a atitude centralizadora do dono dificulta o crescimento da empresa

Os pequenos empresários, no início do negócio, precisam ser multitarefas - servir cafezinho e lidar com a contabilidade. Porém, quando crescem, precisam se desapegar de certas funções e passar a se especializar mais em gestão e na visão macroestratégica do empreendimento.

Eu me deparo em diversas situações com uma questão comum às micro e pequenas empresas: o dono da empresa geralmente precisa literalmente se virar nos 30 para dar conta de gerir o negócio, fazer acontecer e a roda girar. É natural em todos os negócios do mundo. Quem lembra de Steve Jobs ou Bill Gates começando sua fortuna a partir de uma garagem sabe do que eu estou falando.. Com toda certeza eles também tiveram que exercer várias funções ao mesmo tempo.

Isso é uma coisa. A outra é que os donos da empresa geralmente têm pouco ou nenhum conhecimento da área de marketing e começam a fazer a gestão da área. E, com pouca visão desse departamento, passam a enxergar o grão de arroz ao invés de ver o todo, o arrozeiral. No lugar disso, deveriam estar concentrando esforços em fazer crescer a plantação e deixar o cultivo para quem entende da visão estratégica, operacional e tática do marketing.

Confie no profissional que você mesmo contratou

Quando chego nas empresas, os proprietários demonstram sua atitude centralizadora ao ter que corrigir um texto ou se preocupar com um post sobre o Dia da Árvore ou outra data comemorativa. A minha dica nesses casos é: confie no profissional que você mesmo contratou e entregue o setor a ele definido. E, em especial, a queixa é a mesma: muito trabalho, pouco resultado. Será que o esforço para fazer o post sobre o Dia da Árvore poderia ser feito após a empresa dar resultados?

Por isso, sugiro algumas práticas que vão ajudar o micro e pequeno empreendedor a ter visão ampliada do negócio e não apenas com a operação em si, entendendo que isso fique a cargo de profissionais experientes em suas áreas. Uma delas é refletir para onde vai a sua empresa. O dono do negócio precisa pensar na visão macroestratégica.

Faça a empresa crescer e deixe funções específicas aos profissionais especialistas

Para isso, faça um curso de gestão, busque aprofundamento, torne-se referência no setor onde está atuando. O micro e pequeno empresário no Brasil abre o CNPJ, põe a logomarca no cartão e acha que isso é empreender. Se você abriu o negócio e ele começou a tomar corpo, o ideal é fazer cursos para se especializar. Você precisa ser generalista, mas precisa saber qual é o seu lugar e o que precisa fazer.

E isso é notório quando inicio um projeto de consultoria. As empresas com maior dificuldade são aquelas em que o gestor segura a empresa, trava decisões, centraliza, retém a informação e quer fazer tudo.

Uma dica de ouro: ninguém cresce sozinho, você não consegue fazer tudo, senão não faz bem feito. Concentre-se no que é sua missão: fazer a empresa crescer, contrate profissionais com conhecimento, delegue e supervisione.

Artigo publicado originalmente no Linkedin Pulse.