Desenvolva pessoas e sua pequena empresa crescerá

No trabalho de consultoria para micro, pequenas e médias empresas, eu me deparo com os desafios dos empresários em iniciar um negócio. E vai chegar um momento que o “eu-empresário” já não dá conta de atender telefone, tirar pedidos, entregar mercadoria, fazer contabilidade, cuidar do marketing e tantas outras atribuições que de começo ele acaba acumulando.

Isso esbarra, com certeza, com a questão de investir nos recursos humanos e nas escolhas estratégicas do empresário. Um funcionário contratado pela CLT ou PJ? Um estagiário ou um perfil júnior? O empresário se depara com as questões de custo, obviamente, mas há um detalhe muito importante a ser analisado nessa etapa do negócio.

Os empresários falham ao delegar ao seu funcionário mil tarefas e não especializá-lo em nada. Claro que todos precisam saber de tudo, mas é a especialização que vai permitir que ele se aprofunde e seja bom naquilo ao extremo. E isso fará a diferença para a micro, pequena e a média empresa.

Se sua empresa está precisando contratar alguém, isso é sinal de que você cresceu ou tende a expandir, correto? Por que então eu presencio nas empresas uma falha nessa equação. Muitos contratam pessoas mais novas por um salário também menor, sem visão de longo prazo para desenvolver – e reter – esses colaboradores.

Simplesmente, muitos usam a força de trabalho em uma lógica que não se sustenta a longo prazo. Quando eu entro numa empresa, percebo que um determinado funcionário é bom, mas pelo perfil eu sei que não está no lugar certo para todo seu potencial. Quando eu começo a consultoria, a primeira coisa que ouço é: “Essa pessoa vamos mandar embora”.

No entanto, o profissional em questão é comprometido, está há mais de um ano, gosta de trabalhar na empresa. E, pensando na nova geração, não há nenhum pudor em ir embora por qualquer motivo ou nenhum. Por isso, se uma pessoa da nova geração é comprometida, mas é multifuncional, os empresários falham ao delegar a esse funcionário mil tarefas e não se especializar em nada. Claro que todos precisam saber de tudo, mas a especialização é que vai permitir que ela se aprofunde e seja boa naquilo ao extremo. E isso fará a diferença para a pequena e média empresa.

Conhecendo o perfil, começo a explorá-lo e as descobertas são reveladoras. Como meu trabalho de consultoria demanda permanecer na empresa alocada por tempo determinado, no dia a dia começo a conversar e destinar a pessoa numa nova função. Nesses casos, consigo reverter o quadro de uma eventual demissão aproveitando todo potencial do colaborador no lugar mais adequado.

Mas como desenvolver isso no dia a dia? Aqui vão algumas orientações que aplico e dão certo:

  • Alinhamento diário em duas reuniões (manhã e final do dia);
  • Abrir o diálogo para entender na equipe a dor do seu par, porque ele não fez a atividade, como vamos entregar as atividades dentro do prazo pré-estabelecido;
  • Posicionamento: ensino a equipe a seguir pautas e, quando surgem pedidos a toda hora, os colaboradores já estão treinados para canalizar essas demandas fora de ordem para atender dentro das prioridades do dia.

E você, micro, pequeno ou médio empresário? Está desenvolvendo bem a sua equipe, observando com olhos atentos suas satisfações e, principalmente, frustrações? Se sim, parabéns, você está no caminho certo. Agora se você se notou em alguma parte desse artigo, entre em contato comigo e vamos conversar.

Artigo publicado originalmente no Linkedin Pulse.