Por que escolhi atuar com você, pequeno e médio empresário?

Conheça a expertise de mais de 15 anos da consultora Renata Elmor na área dos negócios, gestão, marketing e publicidade voltada para pequenos e médios empresários

Meu assunto é direcionado a você, pequeno e médio empresário. É comum a todos nós a busca por um propósito e hoje, mais do que nunca, esse é um motor que nos guiará daqui em diante no século XXI. E sabe por quê? Profissionais impulsionados por propósito não são motivados por ambição, ostentação nem status, mas por uma “causa em movimento”, que é o significado da palavra motivo. É por isso que Albert Einstein escreveu que “somente quem se dedica de corpo e alma a uma causa pode ser um verdadeiro mestre. A excelência, pois, exige a pessoa por inteiro”.

Pois eu me reconheço por inteiro mesmo ao colocar minha expertise de mais de 15 anos na área dos negócios, gestão, marketing e publicidade para a causa dos pequenos e médios empresários. Eu sou simplesmente apaixonada por essas áreas e só consegui encontrar esse foco me conhecendo profundamente. Meu perfil comportamental não se adéqua a ficar ad eternum das 8h às 18h num só trabalho. Nada contra quem escolhe esse caminho. Mas não é o meu.

Assim, o meu negócio tem muita sinergia com quem eu realmente sou. Aí vai uma dica que pode servir ao seu negócio. No livro “Propósito: por que ele engaja colaboradores, constrói marcas fortes e empresas poderosas”, o autor Joey Reiman traz justamente essa questão:

“Se pudéssemos levar o significado ao trabalho conosco – ou, melhor ainda, encontrar significado no trabalho –, as empresas encontrariam missionários nos elevadores, fariam descobertas nas salas de descanso e seriam beneficiadas por pensamentos inovadoras. Haveria melhora, também, nos cargos de diretoria das empresas, visto que líderes sabe-tudo e de estilo durão são descartados. No lugar deles, a liderança de um ser humano verdadeiro, tanto no sentido moral quanto ético – um mentor, e não um carrasco”.

Assim é a minha forma de atuação, primeiro no propósito, depois – e como consequência – os dividendos oriundos do serviço de excelência que presto junto às pequenas e médias empresas. A minha ideia principal é executar um serviço com começo, meio e fim, com prazo determinado e dando autonomia para que as empresas possam encapsular estratégias de gestão, negócios, marketing 360º, executando a expertise que vou doar durante o período em que in loco presto a consultoria.

Por que é importante ter visão sistêmica?


O que mais me motiva é a visão do todo, entender como funciona a empresa e o que eu consigo fazer aquilo melhor para dar resultados. Nas empresas de grande porte em que já atuei, o profissional só vê parte do trabalho e não visualiza a resultante do que fez. E isso sempre me deixou lacunas, porque sou orientada a resultados. E quero vê-los em movimento, acontecendo, fazendo a diferença nas empresas de pequeno e médio portes. Nessas empresas, eu consigo ver a melhoria total, ou seja, presencio a empresa dar um salto, se preparar para escalonar o seu negócio. Esse é meu propósito.

A minha experiência é de mais de 15 anos nas áreas de Planejamento Estratégico, Comunicação 360º, Branding, Campanhas Promocionais on line e off line, Inbound Marketing, Outbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Ecommerce, Organização de Eventos, Parcerias e Publicidade. Para mim, o pequeno e médio empresário precisa de um profissional que possa orientá-lo da maneira a obter o melhor resultado dentro de uma visão macroestratégica e de forma planejada e sistematizada.

Outro ponto importante do meu trabalho é capacitar o time interno para que ele internalize as estratégias, o plano de ação e, em especial, a análise dos resultados, métricas e indicadores de performance. Ter em mãos essas habilidades dará mais empoderamento para a empresa aplicar e refinar seus conhecimentos. E, mesmo que venha a terceirizar, saberá o que demandar e como cobrar resultados.

Hoje, nas empresas pelas quais transito como consultora, tenho também ajudado o pequeno e médio empresário a analisar sua equipe interna, usando técnicas de coaching e análise de perfil comportamental. Isso tem feito a diferença para implantar estratégias de gestão de resultados com foco em metas pré-estabelecidas com uso da Metodologia SCRUM. Esse é o propósito que sigo e quero ser, cada vez mais, reconhecida como a consultora com visão e estratégias 360 graus para multiplicar os negócios dos pequenos e médios empresários no Brasil.

E você, pequeno e médio empresário, está pronto para esse salto?

Artigo publicado originalmente no Linkedin Pulse.